Plenário

Tecnologia: comitê divulga feira em Porto Alegre

Na Câmara: Tigre (e), Villaverde, Sofia Cavedon e Antonioni (d)  Foto: Lívia Stumpf
Na Câmara: Tigre (e), Villaverde, Sofia Cavedon e Antonioni (d) Foto: Lívia Stumpf

Com o objetivo de divulgar o lançamento da Business It South America (Bits), estiveram no período de Comparecimento, na sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4/5), entidades ligadas ao Comitê Pró-CeBIT, que foi responsável por trazer o evento a Porto Alegre. A Bits ocorrerá na Capital de 10 a 12 de maio, na Fiergs, e será uma feria do segmento da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), que tem origem na Feira de Hannover, na Alemanha. Este é considerado o principal evento no mercado mundial da indústria de TIC, e contará com a participação de grandes empresas internacionais expondo os seus produtos e serviços.

Em nome da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) relatou que Porto Alegre vive um momento especial com o evento, e que a Casa teve papel importante ao participar da construção do comitê, em 2007. “Foram quatro anos de conversas e negociações. Agora a Fiergs sedia esta feira com caráter latino-americano”, destacou. Segundo Comassetto, a cidade estará “no mapa mundi da tecnologia da informação”.

O deputado Adão Villaverde, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL), participante do Comitê, comentou que a iniciativa é parte de uma percepção de que Porto Alegre e o Estado têm na área da TIC, e seus setores intensivos, “uma determinante participação na estruturação e no desenvolvimento econômico e de inclusão social”. Segundo ele, o Estado não pode ficar fora dos investimentos do papel inovador que o setor pode trazer à sociedade. “Fizemos um primeiro movimento, mas o importante agora é dar a dimensão ideal do que isto pode representar”, colocou.
 
Bits 2011
 
José Antônio Antonioni, diretor-presidente da Associação Sul-Riograndense de apoio ao Desenvolvimento de Software (Soft Sul), relatou que o trabalho feito no município é resultado de um esforço de várias organizações e entidades que observaram a importância da TIC no desenvolvimento socioeconômico de hoje. “A existência de um evento da Bits no Brasil é de suma relevância para nossa região. Após quatro anos de negociações, o evento ocorre no momento em que o Brasil se destaca em vários setores da economia, e o setor da TI é um deles”, avaliou.

Segundo Antonioni, este campo projeta o país num segmento estratégico. “O mundo está olhando para o Brasil como um mercado e um fornecedor, importante no contexto do mercado internacional”, disse. O diretor-presidente destacou que a Feira Internacional de Tecnologia da Informação é a oportunidade das empresas de pequeno e médio porte de estar em contato com fornecedores internacionais. “Os negócios estão estabelecidos na pauta deste evento”, destacou ao lembrar que estas empresas poderão formar parcerias com outros países.
 
O empresário Paulo Tigre, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), informou que a vinda da Bits para Porto Alegre foi um trabalho de longo prazo, desde a Feira de Hannover, na Alemanha, até a concretização, a elogiou a participação da Câmara no processo. Tigre reforçou que, além de uma feira, o evento gerará muitos negócios, que transformarão Porto Alegre em local para as novidades do mercado da TIC. “Essa conquista poderá se multiplicar no desenvolvimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, observou o empresário.
 
Também esteve presente ao período de Comparecimento, a representante do Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (Inova Poa), Gisele Oliveira, que destacou ser o grande desafio para a Capital agora “dar um passo mais importante: manter a feira em Porto Alegre”. Mais informações sobre a Bits em Porto Alegre podem ser acessadas em: www.bitsouthamerica.com.br

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)