Prefeitura apresenta plano de trabalho para regularizar Vila Minuano
A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quinta-feira (14/12) um plano de trabalho para resolver os alagamentos na Vila Minuano e regularizar a área do Bairro Sarandi que pertence à Caixa Econômica Federal e ao próprio Município. A apresentação foi feita pela arquiteta Sílvia Carpanedo, do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara Municipal. A prefeitura também anunciou que já está garantido o financiamento federal de R$ 7 milhões para realizar obras de infra-estrutura e de proteção aos alagamentos, com execução de um dique e a reforma da casa de bombas daquela região.
O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Rubem Danilo Pickrost, informou que a Caixa estava aguardando o estudo apresentado pela Prefeitura para que possa emitir um parecer jurídico sobre o destino da área A Caixa não tem interesse de retomar a área, mas como é uma empresa pública se faz necessário toda uma tramitação, repasses de informações e o projeto habitacional a ser financiamento pelo governo federal, disse.
Há mais de 20 anos, cerca de três mil famílias ocupam irregularmente a área, que pertence à Caixa Econômica Federal (CEF) e à Prefeitura. Aproximadamente dois terços dos moradores estão no terreno da CEF e o restante em área do Município. Apesar de a Prefeitura ter realizado iniciativas importantes na região, como a execução das obras do interceptor, do dique e da casa de bombas, os alagamentos ainda atingem parte da região. Foi constatada urgência na remoção de 83 famílias que residem em área de risco, próximas a um valão.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Minuano, Jorge Oliveira, enfatizou o desejo dos moradores de adquirir definitivamente a área ocupada. Temos interesse de comprar os terrenos, mas consideramos que a Prefeitura deve se responsabilizar pelas obras de infra-estrutura do local, pois não existe esgoto nem pavimentação no local, lembrou Oliveira.
Carlos Todeschini (PT), presidente da Cedecondh, ressaltou a iniciativa dos órgãos municipais. Com a apresentação deste plano de trabalho foi possível avançar na solução dos graves problemas enfrentados pelos moradores da Vila Minuano. Tanto a Caixa quanto o governo municipal e a Cedecondh desenvolveram ótimas ações neste sentido, avaliou o vereador.
Alexandre Costa (reg. 7587)