Cosmam

Prefeitura apresenta relatório de gestão da saúde do 2º quadrimestre

  • Audiência Pública: Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2022 verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    Audiência Pública: Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2022 verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)
  • Audiência Pública: Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2022 verª Cláudia Araújo - Presidente da Cosmam
    Sparta apresentou os números referentes ao segundo quadrimestre deste ano (Foto: Brenda Rodrigues/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou audiência pública nesta terça-feira (27/09) para apresentação, pela Prefeitura, do relatório das metas da saúde do segundo quadrimestre de 2022. A reunião, conduzida pela presidente da comissão, vereadora Cláudia Araújo (PSD), teve a participação do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta.

O secretário falou sobre as medidas para conter a varíola dos macacos desde o dia 5 de agosto, quando a Capital recebeu um alerta epidemiológico de transmissão comunitária na cidade. Em Porto Alegre foram, até o momento, 94 casos confirmados da doença.

Sobre a Covid-19, a campanha de vacinação atingiu cerca de 1,3 milhão de pessoas, em um total de 3,7 milhões de doses. Foi aberto um novo posto de vacinação no Shopping Lindóia, na zona norte da capital, e o início da 4ª dose para pessoas com 20 anos ou mais. Sparta ainda relatou os números e cuidados para a prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus. Cerca de 3.201 casos destas doenças foram confirmados em Porto Alegre.

Em relação às mamografias, que terão um aumento agora na campanha do Outubro Rosa, devem ser feitas parcerias com o setor de imagens do Hospital Mãe de Deus e Hospital Presidente Vargas para a disponibilização de novos horários de exames de ecografias mamárias, que possuem fila de espera.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)