Comissão Especial

Prefeitura promete reforçar segurança para Fan Fest Fifa

Cecopa ouviu integrantes do Executivo Foto: Ederson Nunes
Cecopa ouviu integrantes do Executivo Foto: Ederson Nunes
Representantes da Prefeitura envolvidos na organização da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre garantiram, nesta quinta-feira (13/6), aos vereadores da Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal (Cecopa), que a segurança será prioridade na realização das Fan Fest Fifa na cidade. Segundo o presidente da Cecopa, vereador João Derly (PCdoB), a preocupação da comissão envolve questões ligadas à segurança. "Precisamos estar preparados para combater, por exemplo, o trabalho infantil e a exploração sexual de menores", observou.

Ações

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, João Helbio, explicou as principais ações da Prefeitura para garantir a segurança de turistas e da população durante os eventos: trabalho integrado entre Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército; melhoria da iluminação pública; instalação de 50 novas câmeras de videomonitoramento, desde o Barra Shopping até a Estação Rodoviária; e reforço no policiamento de praças e parques da área central pela Guarda Municipal. "O objetivo da Prefeitura é garantir a segurança de todos."

Organização

A coordenadora da Fan Fest na Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ana Fagundes, disse que a previsão é de que, nos dias de eventos, circulem pelo Largo Glênio Peres (local da Fan Fest) cerca de 20 mil pessoas. "A Fan Fest, por exigência da Fifa, é fechada, terá detectores de metal na entrada e acesso gratuito, por ordem de chegada. Catracas no portão de acesso contarão o número de pessoas para que a capacidade máxima, de cerca de 7 mil pessoas, não seja ultrapassada." Conforme Ana, serão realizados 90 shows e haverá um telão pelo qual as pessoas vão assistir aos jogos da Copa.

Ana Fagundes informou que a Prefeitura estuda ainda a descentralização da Fan Fest. A ideia inicial, disse ela, era realizar versões compactas do evento em cinco regiões da cidade. "O prefeito, no entanto, já manifestou vontade de que os eventos sejam estendidos às 17 regiões do Orçamento Participativo", observou a coordenadora. 

Não haverá praça de alimentação específica para o evento, pois as 31 lanchonetes que atuam no antigo Abrigo dos Bondes ficarão responsáveis pelo fornecimento de lanches. Por questões de segurança, crianças menores de 12 anos receberão pulseira de identificação. Segundo ela, em caso de alguma emergência, a área da Fan Fest terá seis saídas de emergência. "A Fifa exige que, em caso de problema, o local tem de ser evacuado em no máximo dez minutos", explicou Ana. 

Infância

Representantes do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e do Ministério do Trabalho (MTb) informaram que, em conjunto com órgãos da Prefeitura, vêm trabalhando em planos para combater o trabalho infantil e o abuso sexual de menores durante a Copa. "O Deca sugere que todos os partcipantes dos eventos sejam obrigados a usar pulseiras de identificação", disse o delegado do Deca, Adalberto Lima.
 
 Roberto Guimarães, do MTb, elencou as três atividades envolvendo crianças e adolescentes mais comuns em grandes eventos: ambulantes, inclusive vendendo bebida alcoólica; catação de lixo; e exploração sexual. "É preciso enfrentar o problema em três pontas: proteção à criança; repressão ao explorador; e informação ao turista", disse.

Trânsito

O trânsito no entorno do Largo Glênio Peres e do Mercado Público sofrerá alterações. A maior mudança envolve as linhas de ônibus cujos terminais se localizam na Praça Parobé. "O terminal será fechado, e os pontos de ônibus deslocados para áreas próximas", explicou Ana Fagundes. No período da Copa, o terminal servirá como centro integrado de serviços, reunindo equipes de segurança pública, saúde, bombeiros, conselho tutelar e Ministério do Trabalho. No local haverá ainda uma "praça de sustentabilidade", que receberá material reciclável.

Vereadores

Participaram da reunião os vereadores Mauro Pinheiro (PT), Tarciso Flecha Negra (PSD), Cassio Trogildo (PTB), Alceu Brasinha (PTB), Mário Fraga (PDT), Luíza Neves (PDT) e Reginaldo Pujol (DEM).

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)