Copa 2014: Executivo explica obras
"Não vemos riscos, salvo algum imprevisto mais sério". Esta é a convicção da coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional do Executivo municipal, Ana Pellini, em relação as obras de mobilidade para a Copa 2014. Ela apresentou informações de andamento de obras e projetos na Comissão Especial de Acompanhamento em apoio à Copa do Mundo de futebol de 2014, nesta quinta-feira (11/8), na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Segundo Ana, a prefeitura trabalha para apresentar os projetos à Caixa Econômica Federal até o final de agosto, abrir licitações entre setembro e novembro, e, em dezembro, receber os recursos federais destinados à mobilidade urbana e disponíveis para as cidades-sede da Copa do Mundo Fifa, em 2014. A coordenadora ressalta que os recursos já foram contratados desde julho de 2010, e que neste período de um ano de trabalho muita coisa já foi preparada.
Uma das preocupações destacadas por Ana Pellini é a morosidade das obras no aeroporto Salgado Filho. Ela relata que esse assunto já é tratado há mais de duas décadas, e que agora que não existem mais as famílias retiradas pela prefeitura, há o impasse com moradores da Vila Floresta, e que estão sob responsabilidade do governo do Estado. Já foram destinados R$ 60 milhões para indenizações, informou ao lembrar que, hoje, não partem aviões com cargas desde Porto Alegre. Ana também destacou, individualmente, algumas obras:
Tronco
Afirmou que essa obra é fundamental para a cidade não parar em dias de jogos do mundial, uma vez que a Fifa solicita que o entorno do estádio Beira-Rio seja totalmente fechado ao tráfego. A cidade vai parar se não tivermos a duplicação da Tronco pronta, avalia. Ana destaca que esta é uma obra complexa, concebida no Plano Diretor na administração do então prefeito da Capital Leonel Brizola.
A maior obra é desocupar as áreas ocupadas, disse ela, ao informar que a maior parte das famílias encontra-se em áreas públicas, mas a prefeitura já comprou terrenos, no máximo dois quilômetros, para reassentá-las próximas ao local que residem hoje. Também poderão ser concedidos bônus moradia.
A via duplicada, após concluída, vai da avenida Carlos Barbosa até a avenida Icaraí, com uma via se estendida até a Terceira Perimetral através da avenida Teresópolis. A obra não terá viadutos, mas rótulas, em uma extensão de 4,6km, com ciclovia, corredor de ônibus. No total, está previsto o reassentamento de 1,4 mil famílias, e um investimento, apenas na obra, de R$ 139 milhões.
Beira-Rio
A avenida Edvaldo Pereira Passos (Beira-Rio), que leva do Centro até o estádio Beira-Rio já teve uma etapa concluída. Segundo Ana Pellini, até dezembro deve-se contratar empresa para obra e iniciar a prómia etapa no início de 2012. Questionada pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) sobre o possível desdobramento da construção da avenida e seu asfaltamento do colocação da ponte, a coordenador destaca que os editais são conjuntos para facilitar os desdobramentos da obra, conforme orientação da Smov.
Outra situação que envolve a obra, conforme Ana, são os comércios que ocupam áreas na avenida Padre Cacique, que por serem permissionários devolverão os espaços. Já as escolas e bandas de samba serão realocadas na região.
Artes Especiais
Cinco das chamadas obras de artes especiais estão previstas para a Terceira Perimetral. Mesmo que não estejam relacionadas com a Copa, Ana destaca que, por Porto Alegre não precisar de recursos para estádios, uma vez que os mesmos são privados na Capital, foram disponibilizados mais recursos para mobilidade urbana.
Estão previstas três passagens de nível também chamadas de trincheiras nos seguintes cruzamentos: Av. Ceará com Av. Farrapos; Av. Anita Garibaldi com Avenida Carlos Gomes; e Av. Cristóvão Colombo com Av. Dom Pedro II. Já os cruzamentos das avenidas Salvador França/ Aparício Borges com Bento Gonçalves; Av. Augusto Meyer com Avenida Carlos Gomes estão previstos viadutos.
"Essas obras vão trazer um retorno fantástico para Porto Alegre", disse o presidente da Comissão Especial, vereador Airto Ferronato (PSB), que aproveitou para pedir atenção a outros pontos da Sertório e na Protásio Alves após a Manoel Elias. Enquanto isso, João Carlos Nedel (PP) pediu atenção a região do Porto Seco.
Duplicações
Outras obras para a melhora do trânsito da Capital foram apresentadas pela coordenadora Ana Pellini. A ampliação da avenida Severo Dullius, nas proximidades da avenida Sertório, que segundo ela é obra essencial de acordo com estudos do EPTC e que fica nas proximidades do aeroporto. Já para o centro, ela promete soluções para o chamado X da rodoviária, com a criação de um viaduto da avenida Júlio de Castilhos direto para a Castelo Branco, além de uma estação de ônibus com acesso subterrâneo até o terminal rodoviário.
BRTs
O Executivo apresenta um projeto para os corredores de ônibus, com a utilização dos chamados BRTs. Ana destaca que corredores como os da Protásio Alves, João Pessoa em substituição ao da Assis Brasil em razão das obras do metrô) e Bento Gonçalves, por exemplo. Ela ressalta que esses carros, que são maiores que os ônibus convencionais, terão monitoramento operacional de corredores BRT (prioridade semafórica). É todo um sistema de controle que vai ser instalado.", afirma. Nesse projeto serão utilizados estações modernas, com plataformas de embarque.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)