Plenário

Moção de Solidariedade a brigadianos é aprovada

Plenário votou matéria nesta segunda-feira Foto: Arquivo CMPA / Eduarda Amorim
Plenário votou matéria nesta segunda-feira Foto: Arquivo CMPA / Eduarda Amorim
Moção de Solidariedade aos servidores da Brigada Militar do Estado e com as associações representativas do grupo foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Porto Alegre. O requerimento foi feito pelo vereador Waldir Canal (PRB) e votado na sessão plenária desta segunda-feira (27/10).

O texto lembra da morte do soldado da BM Márcio Ricardo Ribeiro, assassinado durante uma tentativa de assalto a ônibus. Segundo o vereador, o fato reacendeu reivindicações quanto à segurança pessoal dos brigadianos. 

Um dos pedidos do requerimento é um debate quanto à obrigatoriedade da farda para isenção dos servidores no transporte público. Por serem facilmente identificados, os brigadianos se tornam “alvos mais fáceis”. 

“Isso traz um sentimento de insegurança, não somente para os brigadianos e familiares, mas também para a sociedade em geral, já que os próprios servidores da segurança pública estão se sentindo desprotegidos”, explicou Canal. A proposta do vereador é que se utilizem carteiras específicas para a identificação, que seriam apresentadas ao motorista ou cobrador.

A moção será encaminhada ao governador do RS, ao prefeito de Porto Alegre e às associações dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, Beneficiente Antonio Mendes Filho da Brigada Militar (Abamf) e dos Oficiais da Brigada Militar.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)