Sessão Solene

Presidente da Casa da Sopa recebe diploma da Câmara

Roni Ferrari, com familiares e os vereadores Maristela Maffei e Reginaldo Pujol (d).  Foto: Camila Domingues
Roni Ferrari, com familiares e os vereadores Maristela Maffei e Reginaldo Pujol (d). Foto: Camila Domingues

O presidente da Associação Amigos Voluntários Casa da Sopa, Roni Ângelo Ferrari, recebeu, na noite de sexta-feira (15/5), o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre por seu trabalho social e comunitário. Proposta pela vereadora Maristela Maffei (PCdoB) e presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), a homenagem foi realizada na sede da Afetinga, na Restinga Velha, com a presença de diversos representantes da comunidade, familiares e amigos de Roni, que também é gerente operacional da empresa de ônibus Tinga.

  Maristela lembrou a origem humilde de Roni, no município de Boqueirão do Leão, onde nasceu, em 1954, e destacou seu caráter empreendendor e solidário. Contou que a construção da Casa da Sopa começou a ser delineada quando Roni conheceu Tia Eva (Eva Valadares), que distribuía o alimento para pessoas carentes na Restinga. "Onde Tia Eva estiver, está nos vendo aqui", afirmou. Maristela disse que o valor da luta social de Roni é tão grande que a comunidade fez questão de homenageá-lo. "Por isso, desde empresários até as pessoas mais humildes, que ficam na fila da sopa, estão aqui, unficados, para agradecer a ti, Roni", frisou.

Ao agradecer a homenagem, Roni enfatizou que não teria conseguido sucesso em sua obra social se não tivesse contado com a ajuda da comunidade da Restinga, e, em especial, dos 27 voluntários da Casa da Sopa. Lembrou que a Casa distribui 8 mil pratos de sopa por semana, chegando a 320 mil por ano, proporcionando alguma alimentação para quem não tem quase nada. "Se conseguirmos resgatar um ser humano que for, já estarei satisfeito", disse. Roni anunciou que a Casa da Sopa tem diversos projetos, um deles é dispor de um espaço que ofereça trabalho para mais pessoas, como uma padaria. "Mas, por enquanto, estamos buscando apoio", informou. 

Além da sopa, a Casa também distribui cestas básicas para famílias portadoras de doenças graves, empresta camas hospitalares, cadeiras de rodas e muletas e realiza o "enterro do pobre". No âmbito cultural, a entidade mantém o Projeto Coral dos Sonhos, do qual participam 40 crianças, que recebem alimentação e deslocamento.

Também saudaram Roni os vereadores Tarciso Flecha Negra (PDT), Engenheiro Comassetto (PT), Nelcir Tessaro (PTB), João Pancinha (PMDB) e João Carlos Nedel (PP). A solenidade foi encerrada pela apresentação do Conjunto Musical da Igreja Nossa Senhora Aparecida e por integrantes da escola de samba Estado-Maior da Restinga.


Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)