Comissões

Presidente da Cece leva demandas de escolas a secretário de Infraestrutura

Visita ao gabinete do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade (SMIM), Elizandro Sabino. Na foto, o vereador Tarciso Flecha Negra, presidente da Cece, com o secretário.
Sabino recebeu relatório elaborado pela comissão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (4/7), o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), fez uma visita ao secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Elizandro Sabino. Na oportunidade, Tarciso entregou a Sabino um relatório com demandas de escolas municipais que foram visitadas ou que fizeram contato com a comissão solicitando melhorias em sua estrutura e arredores.

As principais reivindicações apresentadas referem-se à pintura e manutenção de faixas de segurança próximas às instituições de ensino, colocação de lombadas e de redutores de velocidade e melhorias na sinalização do trânsito, além de reclamações de que alguns ônibus param defronte às escolas. Ainda estão em andamento solicitações de melhorias em calçadas e a introdução de novas faixas de pedestres.

Durante o encontro, o vereador Tarciso Flecha Negra enfatizou que os vereadores são “fiscais da sociedade” e falou ao secretário que todas as demandas apresentadas são importantes. “Conhecemos a situação econômica do município e, por isso, talvez seja o momento da iniciativa privada começar a ajudar o poder público”, defendeu. O parlamentar também disse estar preocupado com a segurança dos alunos nas imediações das escolas municipais.

Sabino relatou que foram retomados os pagamentos de fornecedores de insumos para produção de asfalto e da empresa responsável pela manutenção das usinas. “Assim, poderemos dar o devido retorno, principalmente nas solicitações que envolvem as lombadas”, afirmou. Ele também garantiu que as requisições das escolas serão analisadas caso a caso, e que obras de média e alta complexidade podem ser feitas mediante parceiras público-privadas. 

Os vereadores Matheus Ayres (PP), Reginaldo Pujol (DEM) e Alvoni Medina (PRB) também estiveram presentes no gabinete de Sabino.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)