Comissão Especial

Só oito casas noturnas na cidade têm todos os papéis para funcionar, diz Smic

Goulart comanda a Smic Foto: Desirée Ferreira
Goulart comanda a Smic Foto: Desirée Ferreira
Das mais de duzentas casas noturnas em atividade em Porto Alegre, somente oito possuem todos os papéis necessários para sua regularização. Esta informação foi repassada hoje (5/6) pelo secretário da Smic, Humberto Goulart, à Comissão Especial sobre Licenciamentos de Edificações de Uso Público da Câmara Municipal. "Dos estabelecimentos que foram fiscalizados e fechados pela Smic desde o começo do ano, 38 obtiveram adequação na questão de combate à incêndio, o que permitiu que voltassem a funcionar", explicou Goulart.

O secretário afirmou que o foco da Smic tem sido a cobrança do chamado Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Conforme ele, somente após a aprovação deste plano pelos Bombeiros e por técnicos da Prefeitura é que a Smic libera o funcionamento do estabelecimento. "Sem alvará de incêndio, a casa não funciona. Isso é uma determinação do prefeito", disse Goulart. Conforme ele, o PPCI não garante que não haverá incêndio, apenas indica o que os frequentadores do local devem fazer para escapar da casa em caso de algum sinistro.

O titular da Smic lembrou, porém, que muitos estabelecimentos estão funcionando sob o abrigo de decisões judiciais e lembrou o caso da boate Cabaret, que incendiou no começo de maio deste ano. Interditada pela Smic, a casa havia reaberto as portas amparada em liminar judicial, destacou Goulart. Ele acrescentou que "há estabelecimentos, por exemplo, que nem Habite-se possuem".

Vereadores

Os vereadores da comissão que participaram da reunião foram unânimes em demonstrar preocupação com a situação das casas noturnas. Para eles, é preciso, mais do que mudar a legislação atual, ampliar a fiscalização sobre o cumprimento das leis. O presidente da comissão, vereador Cássio Trogildo (PTB), resumiu o pensamento dos colegas. "Não se pode paralisar a cidade, mas não podemos abrir mão da segurança das pessoas. O caminho é mais fiscalização."

A reunião teve as presenças dos vereadores Lourdes Sprenger (PMDB), Mário Fraga (PDT), Reginaldo Pujol (DEM) e Cláudio Janta (PDT), além de representantes da Prefeitura.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)