Plenário

Primeira vereadora transgênero assume cadeira na Câmara

A advogada Luísa Stern substituirá o colega de partido Aldacir Oliboni até esta sexta-feira.

Vereadora Luisa Stern na tribuna
Luísa Stern (PT) defendeu a criação de Conselho Municipal LGBT (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A vereadora suplente Luísa Stern (PT) tomou posse, na sessão plenária desta quarta-feira (7/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Primeira mulher transgênero a assumir uma cadeira no Legislativo da Capital, a advogada substituirá o vereador Aldacir Oliboni (PT) durante três dias, até esta sexta-feira (9/3), em uma homenagem de sua bancada ao Dia Internacional da Mulher. Nesse período, Luísa integrará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).

“Este dia é muito importante, um verdadeiro marco na cidade”, destacou a vereadora, ao discursar da tribuna. “É a primeira vez que uma mulher transgênero assume um mandato, quebrando mais uma barreira. Mas não chego aqui sozinha.” Luísa agradeceu seus companheiros de militância LGBT, aos movimentos sociais e também à bancada do PT, por proporcionar “a democratização dos mandatos” por meio do rodízio de seus vereadores.

Luísa ainda lamentou que o tema LGBT enfrente dificuldades em Porto Alegre, assim como outros movimentos sociais. Lembrou que é vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, mas que este, infelizmente, “está inoperante” porque o Executivo ainda não indicou seus representantes. “O Conselho está no vácuo. Precisamos fortalezar os conselhos”, defendeu.

Por fim, a vereadora anunciou que, no período de titularidade na Câmara, irá encaminhar um projeto para a criação do Conselho Municipal LGBT. “Algumas cidades do Interior já têm, mas Porto Alegre ainda não. Este tema será colocado em pauta”, garantiu. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)