Cedecondh

Procempa apresenta projeto para estacionamento próprio

Tartari disse que obra será sustentável Foto: Bruno Todeschini
Tartari disse que obra será sustentável Foto: Bruno Todeschini

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre ouviu, nesta terça-feira (23/2), representantes da Procempa sobre o projeto que prevê a construção de uma garagem em área situada na Rua Lima e Silva, 1780. O presidente em exercício do órgão, Zilmino Tartari, explicou que a Procempa vem buscando, junto à Smov e à Secretaria do Planejamento, a regularização do prédio que ocupa há mais de 30 anos.

Conforme Zilmino, existe a exigência de vagas de estacionamento, e a empresa está empenhada em construir uma edificação sustentável. Lembrou que os moradores ganharão mais segurança com a construção, que fica numa área degrada, principalmente à noite.

  O arquiteto Mauro Deferrari, autor do projeto, salientou os aspectos positivos voltados à sustentabilidade através do aproveitamento da água da chuva, da energia solar, de materiais recicláveis e piso e telhado com vegetação. “Podemos chamar o projeto de uma caixa verde, que vai qualificar aquele espaço urbano”, observou. Deferrari frisou que o projeto não está acabado e que pode ser aperfeiçoado através do diálogo”.

O vereador Toni Proença (PPS) destacou que, em 2009, uma comissão de moradores se manifestou contrário à obra talvez por não conhecer totalmente o projeto e sugeriu que a Cedecondh intermediasse uma solução consensual. O vereador Ervino Besson (PDT) elogiou a proposta, mas considera fundamental que a comunidade local seja ouvida.

O presidente da Cedecondh, DJ Cassiá (PTB), disse que esteve no local na última sexta-feira, constatando que a área já serve de estacionamento clandestino e não se trata de reserva ambiental. “Vamos chamar os moradores, mostrar o projeto da Procempa e buscar uma solução consensual”, afirmou.

A Cedecondh é integrada também pelos vereadores Adeli Sell (PT), vice-presidente, Marcello Chiodo (PTB) e Sebastião Melo (PMDB).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)