Procon/POA fez 20 mil atendimentos em 2012, diz Condecon
O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Condecon), Cauê Vieira da Silva, apresentou hoje (25/3) um balanço das atividades do Procon de Porto Alegre em 2012. Na Tribuna Popular, Silva disse que no ano passado o órgão realizou 20 mil atendimentos, sendo dez mil presenciais e o restante por telefone ou Internet. "Diversas ações do Procon de Porto Alegre acabaram tendo repercussão nacional, especialmente a ação que cobrou mais qualidade na prestação de serviços de telefonia celular e Internet."
Ao fazer um histórico das atividades do Procon/POA, Silva observou que o sistema municipal de defesa do consumidor foi implantado em 2007, englobando também o Condecon e o Fundo Municipal dos Direitos Difusos. Conforme ele, em 2012 o segmento campeão de reclamações foi o de serviços, com 3,9 mil queixas. Em segundo lugar aparecem os assuntos financeiros (2,9 mil reclamações), a maioria envolvendo cobrança indevida em cartões de crédito. O segmento de serviços privados ficou na terceira posição no ranking de reclamações (2,5 mil), lideradas por empresas de TV por assinatura e provedores de Internet.
O Condecon, conforme Cauê, reúne diversas entidades representativas da sociedade, da iniciativa privada e do serviço público. Creci, Defensoria Pública, Movimento das Donas de Casa, OAB, Uampa, Agademi, Sindilojas e Sinduscon, além de várias secretarias municipais, formam o conselho, explicou o presidente do órgão. "A participação da Câmara no conselho ainda está em análise pela Mesa Diretora do Legislativo e esperamos que seja aprovada."
Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)