Sessão Solene

Professor Garcia é Cidadão Emérito de Porto Alegre

O ex-presidente da Câmara Municipal recebeu o título honorífico em uma solenidade marcada pela emoção

  • Entrega do Título Honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-vereador e professor Carlos Alberto Oliveira Garcia.
    Garcia, junto da esposa, com a distinção entregue pelo vereador Mendes Ribeiro (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Entrega do Título Honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-vereador e professor Carlos Alberto Oliveira Garcia.
    Muitos vereadores, amigos e familiares compareceram à sessão solene (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Professor Garcia recebeu o Título de Cidadão Emérito da Capital  no final da tarde desta terça-feira (17/10), no Plenário Otávio Rocha, em uma sessão solene marcada pela emoção de familiares, amigos, atletas, professores, vereadores e funcionários da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB).

Mendes destacou o trabalho de Garcia, ressaltando que "suas atitudes favoreceram diretamente a cidade e, indiretamente, as pessoas que se inspiraram com a sua conduta, as quais promoveram mudanças culturalmente e legislativamente importantes par a sociedade". Antes de entregar o título, o vereador pediu permissão a Garcia para mudar a tradicional frase do homenageado: "Sou professor, estou vereador". Mendes disse "Tu és professor, tu és vereador",  reiterando que Porto Alegre agradece as importantes ações "deste parlamentar, que atuou em prol da educação, do esporte, do lazer, da política, da valorização do profissional de educação física, da instrumentalização  para aperfeiçoamento dos atletas, do incentivo à prática de exercícios físicos e das academias ao ar livre e lutou pela inserção de minorias".

Rosa Garcia, esposa do ex-vereador do PMDB, agradeceu a homenagem, destacando a dedicação do marido "a esse Parlamento e, em benefício das causas que sempre defendeu, principalmente a educação física, a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento da cidade". Rosa expressou sua gratidão ao apoio da filha, de familiares, ex-colaboradores de Professor Garcia e amigos, em momentos difíceis e alegres.

O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), exaltou o trabalho de Garcia no Legislativo e no Executivo, onde atuou como secretário municipal do Meio Ambiente. Trogildo parabenizou a iniciativa de Mendes Ribeiro, ao falar da merecida homenagem e lembrar da especial convivência com o Garcia no exercício de seu mandato como vereador e presidente da Casa. Como forma de reafirmar a importância do homenageado para o Parlamento, Trogildo pediu que ele ocupasse o espaço da Presidência no plenário, para encerrar a sessão solene. O ato foi aplaudido de pé, pelas pessoas presentes.

Também prestigiaram a solenidade os vereadores Idenir Cechim (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), João Bosco Vaz (PDT), André Carus (PMDB), Airto Ferronato (PSB), Sofia Cavedon (PT), Comandante Nádia (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Fernanda Melchionna (PSOL) e Alvoni Medina (PRB), assim como o ex-vereador e ex-prefeito João Antônio Dib, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Sebastião Melo, o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; o ex-diretor do Dmae Antônio Elizandro de Oliveira; a ex-secretária estadual de Educação, Iara Wortmann; o presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira, e representantes institucionais.

O homenageado

Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1952, Carlos Alberto Oliveira Garcia tornou-se professor na década de 1970, quando se formou no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), especializou-se em Atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha, e treinou a equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne, em 1977. O ex-vereador ainda trabalhou no Sport Club Internacional, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e nos colégios La Salle Dores e São José, além de ter sido coordenador e professor da Faculdade de Educação Física do Instituto Porto Alegre (IPA). Foi vereador por cinco mandatos. No Executivo, ocupou o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente.

Em agosto de 2015, Professor Garcia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e teve que se licenciar das atividades políticas. No ano anterior, 2014, Garcia exerceu a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ainda no Legislativo, exerceu a presidência das comissões de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor).


Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)