Professor Garcia participa de Mesa Redonda sobre saúde vocal
O presidente da Câmara de Porto Alegre, Professor Garcia, participou como debatedor, no sábado (26/4), da Mesa Redonda Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho. A atividade fez parte do Fórum da Saúde do Trabalhador. A Voz em Pauta, promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª Região. Na ocasião, o parlamentar lembrou ser de sua autoria a Lei 9.415/04, que autoriza o Executivo a implantar o Programa Municipal de Saúde Vocal para os profissionais das áreas de Educação, Educação Física, Desportos, Recreação e Lazer.
A iniciativa apresentada por meio de Emenda nº 10 ao Plano Plurianual de Porto Alegre tem por finalidade a inclusão de ação Saúde Vocal no programa Você Servidor e destina uma verba de R$ 400 mil em despesas correntes para o quadriênio 2014-2017, retirada dos seguintes programas e ações: Desenvolver com Inovação (Informações sobre Emprego, Trabalho e Renda); Reservas (Reservas de Contingência); Cidade da Participação (Publicidade).
No encontro, que reuniu fonoaudiólogas, professores e alunos, Garcia alertou para a importância da prevenção da doença. A saúde vocal não deixa de ser uma Ler-Dort , mas a parte curativa precisa estar voltada para a prevenção do mal. Quando aparecerem os primeiros sintomas é fundamental a busca de ajuda com um profissional da área, caso contrário, quando detectada, a doença na origem poderá parecer outra, argumentou. Ao final da reunião, Garcia prontificou-se a entrar em contato com o prefeito José Fortunati para sugerir a adoção da cadeira de fonoaudiologia na rede educacional da capital. O evento aconteceu no Auditório Elizabeth Lee do Colégio Americano, no Centro Metodista IPA.
Texto: Sandra Goulart (reg. prof. 4882)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)