Presidência

Professor Garcia prestigia exposição sobre Chiara Lubich

Professor Garcia na abertura da exposição "Chiara Lubich - Protagonista de um novo tempo" Foto: Ederson Nunes
Professor Garcia na abertura da exposição "Chiara Lubich - Protagonista de um novo tempo" Foto: Ederson Nunes

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), participou da abertura da exposição “Chiara Lubich: Protagonista de um Novo Tempo” em homenagem à fundadora do Movimento dos Focolares e presidente honorária da Conferência Mundial das Religiões pela paz. A mostra, que é composta por fotos, textos, livros, revistas e banners que apresentam as origens do movimento, seus primeiros passos e sua evolução, teve início na noite desta segunda-feira (10/3) e ficará até 14 de março na Avenida Clébio Sória da Câmara Municipal.

Professor Garcia declarou que Chiara criou um conceito de pluralidade, uma de suas grandes virtudes. Ele destacou o Movimento dos Focolares, que está hoje em 182 países e ressaltou uma das frases de Chiara: “A caneta não sabe o que deverá escrever, o pincel não sabe o que deverá pintar e o cinzel não sabe o que deverá esculpir. Quando Deus toma em suas mãos uma criatura, para fazer surgir uma obra Sua na Igreja, a pessoa escolhida não sabe o que deverá fazer. É um instrumento. Creio que este é o meu caso.” 

“A Câmara sente-se honrada em sediar a exposição no sexto ano de falecimento de Chiara, que nos representa junto a Deus”, disse o vereador João Carlos Nedel (PP). O vereador Reginaldo Pujol também parabenizou os organizadores pela iniciativa da exposição.

O Movimento dos Focolares foi fundado por Chiara em Trento, na Itália, em 1943 e tem como finalidade a construção de um mundo unido. A mostra itinerante é coordenada por Flávio Dal Pozzo. Também participaram do evento Maria do Carmo Poncio, Adilson Conto e Elci Terezinha, coordenadores do Movimento dos Focolares. No próximo dia 15, às 10h, o vereador Nedel e o Movimento Político pela Unidade (MPPU) descerram a placa indicativa da rua Chiara Lubich.

Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)