Professor Garcia recebe eletricitários em greve
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Professor Garcia (PMDB), reuniu-se hoje (01/04) com representantes dos eletricitários vinculados à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O motivo do encontro foi a dificuldade que a categoria tem enfrentado em dialogar com a diretoria da estatal.
Em assembleia ocorrida no domingo (30/03), os eletricitários da CEEE decidiram entrar em greve a partir da meia-noite de segunda-feira (31/03). Segundo o representante do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul), João Clair Silveira, as principais reivindicações da categoria são o reajuste salarial de 12%, avanços nos benefícios como vale-refeição e auxílio-saúde, além de maior participação nos lucros da empresa. Ficou decidido que as ocorrências de falta de luz na capital não serão atendidas durante a greve, salvo os casos de emergência.
João Silveira afirma que o presidente da CEEE, Gerson Carrion, está intransigente quanto às reivindicações da categoria, "mantendo uma posição soberana e propondo reajustes vexatórios".
Atendendo ao pedido dos representantes pela intervenção da Câmara no assunto, o presidente Garcia irá intermediar encontro entre a categoria, o sindicato e a diretoria da empresa. Também entrará em análise a disponibilidade dos eletricitários participarem da Tribuna Popular nesta quinta-feira (03/04).
A vereadora Fernanda Melchiona (PSOL) esteve na reunião e criticou a postura da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em negar a solicitação de bloqueio de vias para a passeata dos eletricitários que será realizada amanhã (02/04). A Empresa advertiu que o pedido deveria ter sido feito dez dias úteis antes do ato.
Texto: Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)