Professores querem concurso para escolas e guarda
A presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Juventude (Cece) recebeu, nesta terça-feira (18/11), representantes dos professores da rede municipal para tratar da discussão de concurso para professores e a Guarda Municipal. Sofia Cavedon (PT) alertou para a necessidade de abertura de vagas na rede da Capital. Faltam professores, e a situação é dramática para o próximo ano letivo, bem como para a Guarda, que tem papel fundamental na segurança dos prédios escolares, colocou.
A diretora-geral da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), Maria da Graça Mores, afirmou que a entidade tem solicitado novo concurso junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed). O último concurso expirou em julho, e um novo não leva menos de três meses, argumenta ela.
A diretora da Escola Municipal Mário Quintana, Cíntia Maria Kovara, também reclamou do quadro de funcionários, e relatou problemas de segurança. Nos finais de semana ficamos sem guarda na escola", disse. "As pessoas sabem quando estamos desprotegidos.
A vereadora Sofia informou que vai levar a solicitação de concurso para a Smed e notificar o Ministério Público sobre a necessidade de concurso. Porto Alegre não tem contratos temporários, e não queremos que isto aconteça por falta de concurso, ponderou.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)