Projetos

Projeto aloca recursos de estacionamentos de veículos para bicicletários

  • Ciclovias e estações de aluguel de bicicletas em Porto Alegre.
    Projeto defende que bicicletas tenham espaço gratuito, em locais de estacionamentos de veículos (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna
    Vereador Sgarbossa no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que destina recursos, arrecadados em estacionamentos públicos e temporários de veículos, para a construção e a manutenção de estacionamentos gratuitos para bicicletas. Conforme o vereador, o projeto tem como objetivo principal incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte estratégico, não poluente e saudável.

“Vale referir que a tendência da modernidade urbana aponta para necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, são compostos também por bicicletários e paraciclos adequados”, ressalta ainda Sgarbossa na defesa de sua proposta. 

Conforme o texto, da arrecadação auferida em virtude do estacionamento temporário remunerado, 20%, no mínimo, deverá ser aplicado na promoção de ações educativas para o trânsito; e na construção e na manutenção de estacionamentos de bicicletas. O projeto ainda estabelece que, da área destinada a estacionamentos temporários remunerados, no mínimo 5% deverá ser destinado para a implementação de estacionamentos de bicicletas gratuitos.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)