PLENÁRIO

Projeto amplia transparência de recursos recebidos pelo município em calamidade

Lavagem e limpeza de ruas do Centro Histórico após enchente. Rua Uruguai. Cheia do Guaíba. Porto Alegre.
Projeto surge das ações de solidariedade que emergem pelo mundo em prol das vítimas das cheias (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que amplia a disponibilização de informações no Portal Transparência Porto Alegre (Lei nº 10.728, de 15 de julho de 2009) referentes a recursos públicos e privados recebidos extraordinariamente, por qualquer modalidade de transferência, pelo município em razão de estado de calamidade pública. A posição é assinada por três vereadores, José Freitas, Mari Pimentel e Alvoni Medina, todos do Republicanos.

Conforme o projeto, deverão ser disponibilizadas, com periodicidade mensal, no Portal Transparência Porto Alegre, em seção específica destinada exclusivamente para este fim, de forma visual e didática, as seguintes informações referentes a recursos públicos e privados recebidos extraordinariamente pelo município, por qualquer modalidade de transferência, em razão de estado de calamidade pública: total em reais arrecadado, discriminando a natureza pública ou privada desses recursos; descrição das despesas custeadas com base nesses recursos, indicando: o nome completo ou a razão social da pessoa contratada e o respectivo número de cadastro perante a Receita Federal; e o número do contrato, a descrição de seu objeto, o preço total do serviço ou produto contratado, as notas fiscais referentes à contratação, o órgão ou a entidade municipal responsável pelo contrato e nome e cargo do agente público responsável por sua fiscalização.

A exposição de motivos aponta que o projeto surge das ações de solidariedade que emergem pelo mundo em prol das vítimas das cheias, que se iniciaram no fim do mês de abril e se estenderam até meados de maio no Rio Grande do Sul, e, também, do dever constitucional da administração municipal de Porto Alegre de prestar contas do que foi doado ao município. O texto ressalta que o dever do princípio da informação por parte do administrador público se faz necessário, e mais, deve ser disponibilizada uma informação clara e didática, de fácil acesso ao homem comum que, porventura, venha a ter interesse em saber no que foi investido a título de doações para as vítimas das cheias.

“A proposta visa apenas aprimorar a transparência de recursos públicos e privados recebidos em situações de calamidade pública, algo que certamente não exige grandes recursos ou sistemas complexos para cumprimento. Ademais, a aprovação de projetos de lei apresentados por vereadores para o aprimoramento da transparência pública municipal é uma tradição desta Casa Legislativa”, observam os autores.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)