PLENÁRIO

Projeto autoriza Executivo a suspender contribuição previdenciária patronal

Previmpa
Proposta é para que os valores sejam pagos de forma parcelada, em até cinco anos (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei complementar que autoriza o Executivo a suspender os repasses das contribuições previdenciárias patronais do Regime Financeiro de Capitalização no período entre maio e dezembro de 2024. A iniciativa é do governo municipal.

O texto autoriza o diferimento (equivalente à suspensão) dos repasses das contribuições previdenciárias patronais até o final do ano para atender às necessidades relacionadas ao estado de calamidade pública na Capital.

O pagamento do montante devido será parcelado em até 60 prestações mensais (cinco anos), iguais e consecutivas, a partir de janeiro de 2025. Os valores serão atualizados pelos mesmos índices da meta atuarial do Regime Financeiro de Capitalização. O projeto também autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais na Lei Orçamentária Anual (LOA) para atender às despesas decorrentes da iniciativa.

Na justificativa do projeto, o governo municipal afirma que a suspensão “representa em torno de R$ 77 milhões”. De acordo com o Executivo, como os valores serão corrigidos pelos índices da meta atuarial estabelecida para o Regime Financeiro de Capitalização, “não haverá nenhum prejuízo às reservas do regime, nem aos servidores participantes”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)