Plenário

Projeto concede Comenda ao Grupo Alma Lusitana

  • Sessão Solene em homenagem aos 83 anos da Casa de Portugal. Na foto, o grupo Alma Lusitana
    Grupo Alma Lusitana, durante apresentação na Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Mauro Pinheiro.
    Vereador Mauro Pinheiro (Rede) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Mauro Pinheiro (Rede) que concede a Comenda Porto do Sol ao Grupo Alma Lusitana – Fado e Música Portuguesa. O grupo Alma Lusitana iniciou suas atividades em 2005 e é o único grupo de fado do sul do País.

O grupo é formado por quatro músicos: Jéferson Luz, na guitarra portuguesa; Júlia Machado, nos vocais; Pedro Rodrigues, no violão; e Maurício Montardo, no teclado. O repertório inclui canções que estão presentes na memória de portugueses e brasileiros, como Nem às Paredes Confesso e Coimbra, imortalizadas na interpretação da fadista Amália Rodrigues. Também apresenta canções mais contemporâneas, como Haja o que Houver, conhecida pela interpretação do grupo Madredeus, e Chuva, da fadista Mariza. E faz o público cantar as conhecidas Cheira Bem, Cheira a Lisboa e Casa Portuguesa.

Em Porto Alegre, destacam-se as seguintes atuações: no espetáculo Melodias que Uniram a História de Dois Continentes, no Museu Júlio de Castilhos (2017); na inauguração da doceria portuguesa Amo.te Lisboa (2016), e no evento mensal Amo.te Segundas de Lisboa, na Galeria Moinhos de Vento (de agosto de 2016 a março de 2019); no 27º Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul, na Casa de Portugal (2015); no Jantar dos Cozinheiros de Porto Alegre, na Casa de Portugal (2009 e 2017); no evento 10 de Junho – Dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas, na Casa de Portugal (2006, 2009, 2016, 2017 e 2018); no evento mensal Fado na Cidade Baixa, desde abril de 2018; no espetáculo O Guaíba vai Virar o Tejo – Alma Lusitana no Cisne Branco, no Barco Cisne Branco (2018 e 2019); na Romaria Portuguesa – Portugal e Suas Festas Populares –, na Escadaria da Igreja das Dores (2017 e 2018); e no Jantar em Homenagem ao Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, e ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na Casa de Portugal (2017).

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)