Plenário

Projeto concede Diploma Honra ao Mérito à Acoban

Na tribuna, vereador Elizandro Sabino.
Vereador Elizandro Sabino (PTB) (Foto: Henrique Bregãoi/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de resolução nº 013/18, de autoria do vereador Elizandro Sabino (PTB), que concede o Diploma Honra ao Mérito à Associação dos Componentes da Banda Marcial São João (Acoban), tendo em vista os serviços prestados pela Banda Marcial do Colégio La Salle São João. Fundada em 4 de outubro de 1960, a Banda Marcial do Colégio La Salle São João é a banda de origem colegial mais antiga em atividade no Brasil e se constitui em patrimônio cultural da Ordem dos Irmãos Lassalistas.

Sabino diz sobre a homenageada: “É a Banda de Ouro do Rio Grande do Sul, bicampeã nacional de bandas, em São Paulo, banda multicampeã estadual e metropolitana, o que lhe rendeu o título, em 2006, de Banda Marcial Hors Concours do Estado, e é a primeira colocada no ranking de bandas da Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs). A Banda Marcial do Colégio La Salle São João já representou o Brasil em festivais realizados no Uruguai e na Argentina, abrindo as fronteiras culturais do Mercosul, sempre mostrando seu garbo e sua musicalidade. As apresentações em Buenos Aires, Montevidéu e Maldonado foram memoráveis. Também já se apresentou em municípios de Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo”.

O vereador salienta que o repertório da banda é rico e variado, com marchas, clássicos, música popular brasileira, jazz, bossa e samba. A Banda Marcial do Colégio La Salle São João possui a sua própria Escola de Música, uma homenagem ao grande educador e maestro Manoel Luiz Mota Dias, a qual forma, em bases sólidas, suas futuras gerações. Tem como meta formar cidadãos, mas, por força da qualidade musical desenvolvida, também formar profissionais para a música. "Muitos músicos profissionais e até mesmo maestros foram iniciados na Escola de Música da Banda Marcial do Colégio La Salle São João, que está aberta à comunidade e é gratuita”, afirma o vereador.


Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)