Plenário

Projeto concede Troféu à atleta Mayra Aguiar

Judoca é a primeira brasileira a conquistar dois títulos mundiais
Judoca é a primeira brasileira a conquistar dois títulos mundiais

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de autoria da Mesa Diretora que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à judoca Mayra Aguiar da Silva. A atleta é a primeira mulher na história do Brasil a conquistar dois títulos mundiais individualmente.

Mayra, que é natural de Porto Alegre, tem 26 anos e é esportista pela Sogipa. Em 2007, obteve sua primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, uma prata na categoria até 70 kg. Em 2010, recebeu medalha de prata no Campeonato Mundial de Judô, em Tóquio, e foi eleita atleta da década pela Federação Gaúcha de Judô. No ano seguinte, conquistou bronze no Mundial ocorrido na França. Em 2012, ganhou o Grand Slam, na categoria até 78 kg, alcançando o primeiro lugar no ranking mundial. Em seguida, recebeu ouro no Pan-Americano de Judô e bronze na Olimpíada de Londres.

No Campeonato Mundial de 2014, Mayra foi a vencedora na categoria até 78 kg. No ano seguinte, foi prata nos Jogos Pan-Americanos, ouro no Campeonato Pan-Americano de Edmonton e prata no Grand Prix de Abu Dhabi. Em 2016, conquistou o bi-campeonato no Grand Slam de Paris. No mesmo ano, garantiu a medalha de prata no World Masters de Guadalajara, no México, e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

Sua mais recente conquista, de 1° de setembro de 2017, foi o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Judô, em Budapeste, na categoria até 78 kg. Mayra venceu a atleta japonesa Mami Umeiki e tornou-se a primeira brasileira a ganhar dois campeonatos mundiais em esportes individuais.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)