Plenário

Projeto concede Troféu Câmara Municipal ao restaurante Chopp Stübel

Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao Senhor Eduardo Estima. Na foto, vereador Ricardo Gomes.
Vereador Ricardo Gomes (PP) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Ricardo Gomes (PP) que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao restaurante Chopp Stübel, em homenagem aos seus 50 anos.

O Restaurante Chopp Stübel foi fundado pela família Lenhart, descendentes de imigrantes alemães, que iniciou a sua atuação na área da gastronomia em março de 1969. Arnildo e Vera Lenhart, juntamente com seu filho Norton Luiz Lenhart, abriram o restaurante inicialmente na Avenida Assis Brasil, 295, no Bairro Passo da Areia. No começo, a proposta era de um pequeno restaurante, com 14 mesas, típico da cozinha alemã que servisse um bom chopp, petiscos e pratos da culinária germânica. O empreendimento foi muito bem-sucedido e permaneceu naquele local por 20 anos.

Em 1989, o restaurante trocou de endereço, indo instalar-se na Rua Quintino Bocaiuva, 940, no Bairro Moinhos de Vento. Neste período, o empreendimento já estava sob o comando de Norton e de sua esposa Susana Maria Lenhart, uma vez que o patriarca da família já havia falecido. A proposta inicial do restaurante foi ampliada, seu cardápio foi remodelado, mas a tradição germânica e o clássico chopp foram mantidos. Em fevereiro de 2018, mudou novamente de endereço. Após grande reforma, o restaurante se instalou na Avenida Mariland, 431.

“Um negócio que dura 50 anos é também uma ode à resiliência e ao empreendedorismo brasileiro e porto-alegrense. O restaurante Chopp Stübel sobreviveu a sete moedas, a oito planos econômicos, ao sequestro das poupanças, ao congelamento de preços. Durante a era do congelamento, para alterar o preço do sanduíche aberto era necessário enfrentar filas para pedir autorização ao Ministério da Economia”, diz Ricardo Gomes.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)