Plenário

Projeto dá nome de artista plástica a rua no Campo Novo

Vereadora suplente Mônica Leal (PP) Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Vereadora suplente Mônica Leal (PP) Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Está em tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de lei de autoria da vereadora suplente Mônica Leal (PP) que dá o nome de Rua Maria Lídia Magliani ao logradouro público conhecido como Rua 5.005, localizado no Bairro Campo Novo, Zona Sul de Porto Alegre. Formada em Artes Plásticas, Magliani foi a primeira aluna negra a graduar-se pela Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1966.

Natural de Pelotas, em 1950 ela mudou-se para Porto Alegre com a família. Na Capital, estudou no Colégio Estadual Cândido José de Godoi e ingressou na Ufrgs em 1963. Após a formação, fez pós-graduação em Pintura e formação pedagógica pela Faculdade de Filosofia da Ufrgs. Em 1969, estreou na dramaturgia e produção teatral e participou da criação do Espaço de Arte, instalado no corredor do Teatro Aldeia II, no Bairro Bom Fim.

A artista plástica trabalhou ainda como cenógrafa e figurinista de diversas montagens teatrais e como ilustradora e diagramadora em jornais. Em 1986, teve obras selecionadas para a Bienal Latino-Americana de Arte sobre Papel, em Buenos Aires, na Argentina. Nome sempre assíduo no circuito artístico, a homenageada viveu também em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde faleceu, em 2012.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)