Projeto denomina logradouro no Bairro Aberta dos Morros
Está em fase de tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que denomina Rua Edgardo Rodrigues Xavier o logradouro público e cadastrado como Rua Cinco Mil e Vinte e Três, no Bairro Aberta dos Morros, Zona Sul da Capital. A vereadora Mônica Leal (PP), autora da proposta, explica que o projeto visa a homenagear Xavier por sua contribuição para a literatura no estado.
Natural de Santa Egrácia, cidade de Portugal, Xavier veio para o Brasil ainda jovem, em julho de 1951. De acordo com a proposta, naquele mesmo ano conseguiu seu primeiro emprego como comerciário na cidade do Rio de Janeiro. Por falar vários idiomas, no ano seguinte foi convidado a assessorar a embaixada francesa. A partir daí, representou a editora parisiense Hachette, razão pela qual foi motivado a se mudar para Porto Alegre, onde estabeleceu sua própria livraria Leonardo da Vinci e a editora Novo Rumo. Em 1955, o livreiro foi um dos fundadores da Feira do Livro da Capital.
A preponente destaca que Xavier foi um profissional dedicado, que abrangeu a literatura nacional e internacional contribuindo para lançamentos de novos autores como Lya Luft e Moacyr Scliar, além de exposições como as da pintora Clara Pechanski. “Foi agraciado com diversas homenagens em vida, tanto na Câmara Municipal de Porto Alegre como em outras localidades”, justifica a vereadora.
Edgardo Rodrigues Xavier chegou a ser homenageado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, quando era paciente. A instituição denominou o prêmio do concurso de literatura com seu nome, para estimular o interesse de novos escritores. Ele faleceu em 9 de fevereiro de 2015.
Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)