Plenário

Projeto destina 20% das multas de trânsito para construção de ciclovias

  • Orla do Guaíba. Trecho Três. Ciclovia. Bicicleta. Lazer. Ciclista. Trecho 3.
    Intenção da proposta é incentivar a prática de esportes com bicicleta na Capital (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna discute seu projeto sobre proibição de canudos plásticos.
    Marcelo Sgarbossa (PV) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Começou a ser debatido na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que prevê a utilização de 20% dos recursos arrecadados com multas de trânsito para construção, reforma e manutenção de estruturas físicas destinadas a ciclistas. O vereador Marcelo Sgarbossa (PV) é o autor da proposta.

Pelo projeto, além de destinar recursos a programas educativos dirigidos a orientar e a conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas quanto ao uso adequado da bicicleta, o Executivo deverá aplicar as verbas na construção de ciclovias e na construção, reforma e manutenção de estruturas físicas para a prática de esportes com bicicleta, tais como velódromo, trilhas de mountain bike, pistas de bicicross, rotas cicloturísticas e downhill. As mudanças propostas alteram a Lei Complementar nº 626/2009, que instituiu o Plano Diretor Cicloviário Integrado.

"A falta de espaços públicos adequados para a prática do esporte é uma barreira que impede a adesão e a ampliação de seus praticantes na cidade. Daí a importância de se permitir maior alcance na aplicação de recursos, possibilitando investimentos em infraestruturas físicas, tais como velódromo, trilhas de mountain bike, pistas de bicicross, rotas cicloturísticas e downhill, e fomentando o uso da bicicleta ligado às práticas de ciclismo esportivo", explica o vereador.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)