Projeto destina R$ 1,00 de conta d’água para castrar animais
Está em tramitação, na Câmara Municipal, o projeto de lei que propõe a destinação de R$ 1,00 do valor de cada conta d’água dos habitantes de Porto Alegre para a castração de animais abandonados. A proposta foi apresentada pelo vereador Rodrigo Maroni (PR).
Conforme o autor, o valor arrecadado será creditado em conta a ser criada, com destinação dos recursos à castração de animais de rua. “O Conselho Deliberativo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), formado por representantes de entidades da sociedade civil afetas à causa animal, cuidará dessas ações, dando transparência ao destino dos recursos direcionados à castração dos animais”, informa.
Como frisa o vereador, ao pagar a conta d’água, de modo indireto, o consumidor estará colaborando com a causa animal. “A situação dos animais abandonados é um problema de ordem pública e privada, na medida que afeta o meio ambiente em que todos estão inseridos”, afirma Maroni. “Medidas dessa envergadura só trarão benefícios aos animais menos favorecidos e em estado de vulnerabilidade, diminuindo essa população desmedida e desprotegida.”
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)