Plenário

Projeto do Executivo prevê financiamento de R$ 130 milhões com a Caixa

Obras, Obra Pública, Prefeitura de Porto Alegre, SMIM, Planejamento Urbano. SFCMPA
Recursos serão aplicados em obras viárias (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 130 milhões, no âmbito da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). De acordo com a proposta, os recursos serão obrigatoriamente aplicados na execução dos empreendimentos previstos no projeto, sendo vedada a sua aplicação em despesas correntes.

Em sua justificativa ao projeto, o prefeito Nelson Marchezan Júnior explica que a proposta visa a financiar obras de recuperação estrutural e funcional de pavimentos de vias arteriais e coletoras de diversos logradouros do Município, "que contribuirão para a melhoria da infraestrutura viária e mobilidade urbana da cidade de Porto Alegre". De acordo com o prefeito, os investimentos seriam aplicados na requalificação de 800 mil metros quadrados de leito viário.

Se aprovado o projeto, o Município fica autorizado a dar em garantia os recebíveis decorrentes das quotas-parte do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O Executivo Municipal também fica autorizado, se necessário, a abrir créditos adicionais na Lei Orçamentária Anual (LOA), encaminhando projetos de lei para alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) para atender as despesas decorrentes da operação de crédito autorizada por esta Lei e as despesas relativas à amortização do principal, juros e demais encargos. Neste caso, a LOA consignará os recursos necessários ao atendimento das despesas relativas ao serviço da dívida.

Caso a proposta seja aprovada, o Executivo encaminhará à Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro de 60 dias, contados da data de contratação da operação de crédito autorizada, cópia dos respectivos instrumentos contratuais.

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)