Presidência

Projeto espanhol de revitalização será apresentado na Capital

Pinheiro disse que a Câmara está integrada às iniciativas de revitalização do 4º Distrito Foto: Josiele Silva
Pinheiro disse que a Câmara está integrada às iniciativas de revitalização do 4º Distrito Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadorMauro Pinheiro (PT), participou, nesta quinta-feira (1º/10), de reunião-almoço daAssociação das Empresas dos Bairros Humaitá Navegantes (AEHN). Durante aatividade, que contou com palestra do secretário municipal da Fazenda, JorgeLuis Tonetto, sobre oportunidades de desenvolvimento para o 4º Distrito, foi anunciadaa vinda, a Porto Alegre, no próximo dia 14, de uma comitiva espanhola queapresentará o Projeto@22, implementado naquela cidade para a renovação de áreasurbanas degradadas.

Tonetto disse que a prefeitura está traçando um planoeconômico que seja indutor primário do desenvolvimento, com um regime especialpara o 4º Distrito, com aditivos fiscais e mecanismos que possibilitem que omercado possa se autofinanciar. “Estamos trabalhando com o conceito de cidadeinteligente, no mesmo modelo adotado pelo 22@Barcelona e que hoje é sinônimo desustentabilidade e de qualidade de vida”, disse.

Solução conjunta

Mauro Pinheiro afirmou que oLegislativo quer ajudar a construir uma solução conjunta com a prefeitura quecontemple as demandas da cidade, em especial a do desenvolvimento do 4ºDistrito. “Seremos parceiros neste projeto de revitalização, que trarácrescimento econômico e social para a região”, destacou.

O presidente da Câmara disse que a apresentação do projeto espanhol em Porto Alegre será uma retribuição à visita feita por autoridades gaúchas a Barcelona em julho deste ano. “A apresentação do dia 14 será uma atividade conjunta da prefeitura e daCâmara, na qual nossos cidadãos poderão conhecer um dos mais ambiciosos projetosdo setor imobiliário de Barcelona, com um investimento de 178 milhões de euros,que une o antigo e o moderno, preservando sua riqueza cultural ao mesmo tempoque cria novos projetos e disponibilizando os equipamentos necessários paraatrair investimentos”, disse Mauro Pinheiro.

Em nome da AEHN, o presidente Thômaz Nunnenkamp saudou a iniciativa e solicitou que o projeto continue sendo amplamente discutido com todas as áreas interessadas. Ele citou a participação das universidades como uma importante colaboração técnica para a qualificação do projeto.

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)