Projeto exige autorização da SME para corridas de rua
Os vereadores de Porto Alegre começaram a analisar, no período de Discussão Preliminar de Pauta da sessão desta quarta-feira (16/2), o projeto de lei que dispõe sobre autorização para realização de corrida de rua no Município de Porto Alegre. Segundo a proposta, apresentada pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), "para fins de autorização de corrida de rua no Município de Porto Alegre, deverá ser apresentado, na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), projeto assinado por profissional habilitado junto ao Conselho Regional de Educação Física".
Na Exposição de Motivos do projeto, Bosco - hoje licenciado para comandar a Secretaria Especial da Copa do Mundo - lembra que as corridas de rua viraram sucesso e também um negócio para quem as organiza. "São centenas de pessoas que correm profissionalmente ou em busca de uma melhor qualidade de vida", diz. "Elas se proliferam em função das inúmeras empresas que as organizam; também se proliferam porque é o esporte mais democrático para se praticar."
De acordo com Bosco, seu projeto pretende ajudar a regulamentar a organização das corridas, propondo que, para ser realizada, a empresa organizadora tenha um responsável técnico com registro no Conselho Regional de Educação Física. "Quando for solicitada à SME a autorização para a realizar a prova, o projeto do evento tem que ser assinado por aquele responsável técnico, o que vai ajudar a qualificar organização desses eventos", enfatiza.
O projeto terá de passar pela Discussão Preliminar de Pauta por mais uma sessão. Depois o texto seguirá para as comissões permanentes, voltando somente após essa tramitação para votação em plenário.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)