PLENÁRIO

Aprovada a criação do Centro de Integração e Valorização do Idoso

  • Centro de Integração e Valorização do Idoso
    O CIVI será um espaço de atividades físicas, sociais, culturais e recreativas para os idosos (Foto: @CristineRochol)
  • Vereador Cláudio Janta
    Cláudio Janta (Solidariedade) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (11/10) um projeto de lei para instituir o Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI), que será um espaço de atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais, de lazer e convívio. A proposta, de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), tem como objetivos proporcionar dignidade e bem-estar às pessoas da terceira idade, prevenir doenças, estimular a participação ativa na sociedade, a prática de atividades físicas e culturais, a educação e a alfabetização, e reforçar os laços familiares. Além do projeto, também foi aprovada a emenda 2.

A organização do CIVI iniciará pelo Executivo Municipal, instalando-se por meio de parcerias com entidades privadas ou convênios com o terceiro setor. As diretrizes para o funcionamento do CIVI serão definidas pelas Secretarias de Saúde; de Cultura e Economia Criativa; de Esporte, Lazer e Juventude; e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC).

Para o autor da proposta, o maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, ela possa redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível. “Sendo assim, reforçamos que, para prolongar a vida dessas pessoas com qualidade, é necessário que políticas públicas direcionadas aos idosos, com deficiência ou não, tenham o objetivo de assegurar-lhes a defesa da dignidade e do bem-estar, a prevenção de doenças, a integração e a participação ativa na comunidade”, esclarece Janta.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)