PLENÁRIO

Projeto prevê coleta por lixeiras subterrâneas

  • Projeto de lixeira subterrânea
    Recipientes devem ser instalados no subsolo (Foto: Divulgação/CMPA)
  • Vereador Jonas Reis.
    Jonas Reis (PT) (Foto: Johan de Carvalho/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei complementar que inclui, na legislação municipal, a previsão de coleta subterrânea de resíduos. A proposta é do vereador Jonas Reis (PT). O texto altera o Código Municipal de Limpeza Urbana, propondo que os resíduos possam ser colocados em recipientes de coleta subterrânea, instalados no subsolo, em compartimento adequado para receber o resíduo por meio de tampas no nível da rua. 

“As lixeiras subterrâneas podem substituir, com vantagens, os atuais contêineres de coleta de resíduos. Por ficarem abaixo do solo e fechadas, evitam o vandalismo, a triagem irregular realizada nas calçadas e a coleta clandestina”, defende Jonas na exposição de motivos do projeto. 

O vereador lista as seguintes vantagens das lixeiras subterrâneas em relação ao sistema atual: “não há emissão de odores característicos de contêineres; libera vagas de estacionamento; embeleza a cidade; contribui para a limpeza das ruas; e, assim, cria bem-estar para a população, além de reduzir custos com limpeza”. Ele destaca, ainda, que a proposta beneficia o meio ambiente e as famílias que vivem da triagem de resíduos.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)