Plenário

Projeto prevê colocar cartazes sobre Lei da Adoção em unidades de saúde

Posto de saúde, atendimento de saúde, unidade de pronto atendimento, farmácia popular
Colocação de cartazes busca informar população sobre a adoção legal de crianças (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga a fixação de placas ou cartazes informativos sobre a Entrega Responsável, instituída pela Lei Federal nº 13.509/2017 (Lei da Adoção), nas unidades públicas e privadas de saúde localizadas no município. A proposta é de autoria das vereadoras Comandante Nádia (PP) e Fernanda Barth (PL) e do vereador Ramiro Rosário (PSDB).

O projeto estabelece que as placas ou cartazes deverão ser fixados em locais de fácil visualização, especialmente nos consultórios médicos em que as gestantes são atendidas, contendo os seguintes dizeres: "A entrega de filho(a) para adoção, mesmo durante a gravidez, não constitui crime. Caso queira fazê-la, ou conheça alguém que queira realizá-la, procure a Justiça da Infância e da Juventude. Além de legal, o procedimento é sigiloso (Lei Federal nº 13.509/2017)". As placas ou cartazes deverão conter o endereço e o telefone atualizados da Vara Cível da Infância e da Juventude no Município.

"Sem o conhecimento deste importante recurso, alguns pais acabam por recorrer à prática de condutas reprováveis e criminosas, a exemplo do aborto, do abandono e das adoções irregulares. Nesse sentido, o incentivo à adoção e à instrução sobre a Entrega Responsável é um fator decisivo para a preservação dos direitos do nascituro e da segurança e dignidade de crianças e adolescentes em todo o Brasil", explicam os autores.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)