Plenário

Capital terá programa para auxiliar mulheres com endometriose

Movimentação de plenário. Vereadora Claudia Araújo
Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão desta quarta-feira (18/10) projeto de lei que institui o Programa Municipal de Divulgação, Prevenção e Tratamento da Endometriose. A proposta teve autoria da vereadora Cláudia Araújo (PSD). "A paciente com endometriose pode sofrer consequências sérias como a infertilidade e até mesmo vir a óbito", explica a autora. Além do projeto, também foi aprovada a emenda n.º 1.

O programa criado pelo projeto tem como objetivos informar sobre as principais causas e sintomas da endometriose; disponibilizar e capacitar profissionais da área da saúde para o diagnóstico e o tratamento da doença; realizar exames laboratoriais e de imagem necessários ao diagnóstico, especialmente a videolaparoscopia para endometriose, por meio do SUS; e intensificar a realização de cirurgias por meio do SUS.

Conforme a proposta, as ações do programa incluem realização de campanha informativa com divulgação em mídias de ampla veiculação; confecção de cartilhas explicativas e de cartazes; vídeos sobre terapias adequadas, para serem apresentados em palestras e cursos de capacitação de profissionais da saúde; cursos de atualização e reciclagem sobre a endometriose voltados aos profissionais da rede pública de saúde; e disponibilização de equipamentos necessários para a realização de exames com alta precisão em unidades de saúde.

O que é a endometriose

É uma doença caracterizada pela presença de endométrio, tecido do revestimento interior do útero, em outros órgãos da pelve que não a cavidade uterina, ou seja, trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)