Projetos

Projeto prevê ventilação forçada em ônibus e lotações

Os vereadores começaram a avaliar nesta segunda-feira (12/4), no período destinado à discussão preliminar de pauta, projeto que trata da implantação do sistema de ventilação forçada em ônibus e lotações da Capital. Autor da matéria, o vereador Aldacir Oliboni (PT) justifica que se trata de importante política pública de prevenção à problemas de saúde, que contribuirá para conter os casos de Gripe H1N1 e outras doenças respiratórias.

“É a partir de medidas preventivas concretas, principalmente em locais de grande circulação, que iremos dificultar a possibilidade de contágio que, em muitos casos, têm levado à morte usuários e trabalhadores do transporte coletivo”, alerta.

Pelo projeto, ônibus e lotações deverão ser dotados do sistema de ventilação forçada, com instrumentos que promovam simultaneamente a exaustão, a insuflação e a filtragem do ar. O sistema deverá permanecer em funcionamento constante, inclusive durante as paradas dos veículos. A capacidade para transporte deve ficar entre 30 e 35 passageiros sentados, e os veículos devem ser equipados com apenas uma porta.

A matéria apresentada ao Plenário prevê ainda a realização de estudos técnicos pela Prefeitura, a cada 180 dias, para avaliação da qualidade do ar no interior dos coletivos. Os resultados devem ser divulgados no Diário Oficial do Município e na página eletrônica da Prefeitura de Porto Alegre.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)