Plenário

Projeto proíbe trailers de terror em filmes de gênero diferente

Vereador Alberto Kopittke (PT) Foto: Ederson Nunes
Vereador Alberto Kopittke (PT) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do legislativo nº 222/15, de autoria do vereador Alberto Kopittke (PT), que proíbe, em cinemas e espaços de exibições cinematográficas, a exibição de trailers de filmes de terror nas sessões de filmes de gênero diferente desse.

Segundo o proponente, o cinema é uma das expressões artísticas mais geniais da criação humana. “A sétima arte é adorada pela maioria da sociedade brasileira, sobretudo pela maioria da sociedade porto-alegrense. E as grandes filas nos cinemas da Capital, bem como a quantidade e a qualidade dos cineastas gaúchos, refletem essa assertiva. No entanto, há muito, populares têm reclamado da indústria cinematográfica do terror, cujos trailers assustadores invadem as sessões de filmes de outros gêneros. E não há lógica nessa exibição, que tem ocorrido antes, durante ou depois de filmes infantis, de humor e românticos, dentre outros”, esclareceu Kopittke.

O vereador acrescentou ainda que “o projeto visa evitar transtornos a crianças, adolescentes, jovens, idosos, casais e famílias que não escolheram assistir a uma sessão de filme de terror e, logo, não merecem acompanhar trailers desse tipo de filme.”


Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)