Comissão

Projeto que altera limites de bairros é debatido na Cuthab

Vereadores ouviram representantes de moradores de diversos bairros da Capital Foto: Guilherme Almeida
Vereadores ouviram representantes de moradores de diversos bairros da Capital Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião nesta terça-feira (28/4) para discussão do projeto de lei 006/14, que altera os limites dos bairros da cidade. Reunidos no Auditório Ana Terra, representantes de comunidades das zonas Sul, Extremo Sul e Norte apresentaram sugestões ao projeto do Executivo que cria bairros e altera os limites de outros na cidade.

Luiz Carlos Freitas, representante da comunidade da região da Hípica, contestou a proposta do governo que divide a Hípica em dois e cria o Bairro Aberta dos Morros. "Defendemos os limites atuais. O projeto do Executivo divide a Hípica exatamente no coração do bairro", salientou Freitas.

Sérgio Amaral, que representou moradores da região Cristal do Orçamento Participativo, disse que a comunidade não aceita os novos limites do bairro sugeridos pela Prefeitura. "Com as mudanças propostas, três equipamentos de extrema importância para o Cristal deixam de pertencer ao bairro: um posto de saúde, uma escola municipal e a sede do projeto CTSA." Para Amaral, é inexplicável o recorte proposto pelo Executivo.

Na Zona Norte a polêmica envolve a comunidade do Loteamento Habitacional Costa e Silva. Conforme Laura Machado, conselheira do Eixo Baltazar no OP, os moradores querem que o futuro bairro Costa e Silva inclua, além do próprio conjunto habitacional, outras comunidades que surgiram no entorno ao longo dos anos. "A vontade da comunidade tem de ser ouvida. Não aceitaremos, por exemplo, mudança no nome do bairro."

O presidente da Cuthab, vereador Engenheiro Comassetto (PT), explicou que a reunião tem o objetivo de exatamente ouvir as comunidades e colher reivindicações e sugestões que, se aceitas pela comissão, vão resultar em emendas ao projeto do Executivo. "Como relator do projeto na Cuthab, pretendo construir uma solução de consenso que contemple as demandas dos moradores.

Representantes do Rubem Berta, Farrapos e Extrema também participaram da reunião, assim como técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), além dos vereadores Cláudio Janta (SDD), Carlos Casartelli (PTB), Cássio Trogildo (PTB) e Delegado Cleiton (PDT).

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)