Plenário

Projeto trata de identificação e esterilização de cães e gatos

Lourdes Sprenger Foto: Guilherme Almeida
Lourdes Sprenger Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei Complementar do Legislativo, que dispõe sobre esterilização e identificação de cães e gatos. Conforme a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), autora do projeto, Porto Alegre possui aproximadamente 400 mil animais em situação de abandono e uma fila com mais de 10 mil animais para esterilização. “Dados da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) apontam que de janeiro de 2012 até junho de 2015, são mais 4.900 solicitações de atendimento a animais atropelados em Porto Alegre, sendo que 90% são de animais sem proprietário”, explica.

Lourdes também relata que, segundo a Seda, o número de animais em situação de abandono nas ruas cresce em escala geométrica e o de adoções em escala aritmética. “Desde janeiro de 2012 até junho de 2015 são mais 8.500 solicitações para recolhimento de animais mortos nas vias públicas de Porto Alegre, sendo que 75% são animais de pequeno porte (cães e gatos)”.

A vereadora também alega que acolhedoras de animais domésticos são tachadas de acumuladoras, quando em verdade assumem as responsabilidades de outros perante as necessidades físicas e de afeição desses animais. Lourdes acrescenta que protetoras e ONGs da causa animal não conseguem mais dar conta do fluxo elevado de trabalho.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)