Plenário

Proposta concede Troféu Câmara ao Grande Oriente do RS

Vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) Foto: Ederson Nunes
Vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) Foto: Ederson Nunes
O projeto do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul – Gorgs, em comemoração aos seus 120 anos, começou a ser debatido nesta quarta-feira (13/11) em período de Discussão Preliminar de Pauta.

O Grande Oriente Estadual foi fundado em 14 de outubro de 1893, no templo da loja Luz e Ordem, para constituir uma comissão central, que reuniria a Maçonaria Rio-Grandense. De acordo com o vereador, na época da fundação do Gorgs várias lojas participaram ativamente, ainda que não existisse unanimidade entre os irmãos. Dessas lojas, três ainda estão em plena atividade. São elas: Luz e Ordem, Orientação e Progresso da Humanidade.

Segundo o projeto, no Brasil, há três potências, ou obediências regulares: o Grande Oriente do Brasil, os Grandes Orientes independentes e as Grandes Lojas. Atualmente, o Gorgs conta com 242 lojas e, aproximadamente, 10 mil irmãos ativos.

Conforme Vendruscolo, as lojas maçônicas defendem os princípios da Maçonaria Universal independentemente das obediências e dos orientes em que estão localizadas, buscando sempre investigar a verdade e combater a ignorância, acreditar na existência de um Princípio Criador, não aceitar o ateísmo, condenar a exploração do homem pelo homem e  defender que todos os homens são livres e iguais.

“Nesta data magna, rendemos homenagem à memória dos irmãos que superaram a inércia e, com grande coragem e com exemplar altruísmo, implantaram as bases da pujante instituição de cuja construção somos continuadores: o Grande Oriente do Rio Grande do Sul", declarou.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)