Plenário

Proposta dá caráter de utilidade pública à Banda Marcial São João

Any Ortiz (PPS) Foto: Leonardo Contursi
Any Ortiz (PPS) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Começou a tramitar, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei apresentado pela vereadora Any Ortiz (PPS) que concede caráter de utilidade pública à Associação dos Componentes da Banda Marcial São João (Acoban)A Acoban é uma entidade sem fins lucrativos, fundada para sustentar e administrar a Banda Marcial do Colégio La Salle São João, a mais antiga banda de metais do sul do Brasil.

A banda é aberta à comunidade e foi fundada em outubro de 1960. Em 2013, passou a se chamar Escola de Música Maestro Mota, em homenagem ao educador falecido em 2009, após 35 anos à frente do grupo. Atualmente, são 35 alunos com idades entre 8 e 18 anos. “Constitui-se em um instrumento de relacionamento com a comunidade, abrilhantando eventos cívicos e culturais, sendo capaz de realizar apresentações em palcos e teatros”, elogiou Any. 

Desde 2006, a banda realiza o “Projeto Pra Ver a Banda Passar”, em parceria com a Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2014, o grupo também fez parte do projeto Caminho do Gol, no período da Copa do Mundo.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)