Proposta da vereadora Fernanda Barth pretende criar o Programa de Apoio do Jovem Agricultor
Incentivadora da área rural de Porto Alegre, a vereadora Fernanda Barth – PL, protocolou nessa terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que propõe a criação do Programa de apoio do Jovem Agricultor. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a permanência de jovens no setor agrícola e fortalecer a produção local.
O programa prevê capacitações, apoio técnico e incentivos estruturais para jovens agricultores entre 18 e 35 anos, que desejam atuar na agricultura urbana ou em pequenas propriedades na zona rural de Porto Alegre. Entre as diretrizes, o projeto estabelece promoção de cursos técnicos, facilitação de acesso a créditos e insumos e estímulo à adoção de práticas inovadoras. Além disso, será possível estabelecer parcerias entre os órgãos públicos, instituições de ensino, entidades e startups privadas para viabilizar as ações.
O projeto trará impactos positivos em diversas áreas, como o fortalecimento da agricultura local, geração de empregos e renda, incentivo à sucessão familiar no campo e garantindo mais oportunidades para jovens empreendedores rurais. Além disso, o incremento na produção agrícola contribuirá para o aumento da oferta de alimentos frescos e de qualidade, assim, beneficiando tanto os produtos quanto os consumidores. Outro destaque da proposta, diz respeito ao incentivo no mercado de trabalho, com o suporte técnico e qualificação, os agricultores terão melhores oportunidades de renda.
“Esse projeto de lei, pode transformar Porto Alegre em um polo de referência para o desenvolvimento agrícola. A nossa cidade tem um grande potencial no setor rural, esse é o meu objetivo, propor iniciativas para valorizar e fortalecer a nossa produção”, destacou a proponente vereadora Fernanda Barth.