Plenário

Proposta homenageia ex-vereador Jaques Machado

Movimentação de plenário. Na foto, o vereador Mauro Zacher.
Vereador Mauro Zacher (PDT) é o proponente da homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que denomina Avenida Jaques Machado o logradouro não cadastrado conhecido como Avenida I – Parque Industrial Benopolis, no Bairro Humaitá. A proposta é de autoria do vereador Mauro Zacher (PDT). “Jacão foi um homem que circulou na periferia e na alta sociedade com a mesma simplicidade, tanto comia em uma lata de goiabada quanto bebia em um cálice de cristal. Ele não tinha preconceitos nem discriminações. Jacão era povo sempre”, lembra o vereador.

Jaques Machado, popularmente conhecido como Jacão, nasceu em 9 de setembro de 1942 e foi criado na região do 4° Distrito de Porto Alegre. Tendo cursado economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), foi dono de uma empresa de transportes – Transpenz. Durante sua vida, foi um grande admirador e participante de corridas de cavalos.

Sua grande paixão era o Carnaval de Porto Alegre, criando, em 1975, a escola de samba Império da Zona Norte, da qual foi presidente de honra até o fim de sua vida. Em 2006, foi o tema do samba-enredo da escola.

Sua vida pública teve continuidade na política. Inicialmente, foi partidário do Partido Democrático Social (PDS) e, mais tarde, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo qual exerceu dois mandatos como vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi, ainda, presidente da Associação dos Amigos do 4º Distrito.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)