Plenário

Proposta homenageia o CTG 35

Aldacir Oliboni Foto: Eduarda Amorim
Vereador Aldacir Oliboni (PT) é o proponente

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do legislativo nº 003/18, de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), que concede o Diploma Honra ao Mérito ao 35 Centro de Tradições Gaúchas – 35 CTG – pelos seus 70 anos de fundação. O vereador conta a história do CTG: “Em 1947, em Porto Alegre, surgiu um movimento de esperança e liberdade, em que o amor à terra tinha vez e lugar. Esse movimento veio por um grupo de jovens estudantes oriundos do meio rural, pertencentes a todas as classes sociais, insatisfeitos com o poder centralizador em um Brasil vindo do Estado Novo, em que o culto à tradição regional era relegado a segundo plano. Esses jovens estudantes resolveram fazer um ponto de resistência à indução cultural, criando um departamento de tradições gaúchas no colégio estadual Júlio de Castilhos (Julinho).”

Oliboni lembra que, com o sentimento de preservar as tradições gaúchas e desenvolver uma revitalização da cultura rio-grandense, surge a criação da Ronda Crioula, de 7 a 20 de setembro, com várias atividades. Os jovens estudantes manifestaram interesse em participar das atividades propondo a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para transformá-la em Chama Crioula. “Motivado por esse interesse, Paixão Côrtes recebeu o convite para montar uma guarda em honra a David Canabarro, que seria transladado de Santana do Livramento para Porto Alegre."

Convite aceito, Paixão Côrtes reuniu oito gaúchos pilchados e, no dia 5 de setembro de 1947, prestaram a homenagem a David Canabarro. Esse grupo ficou conhecido como Grupo dos Oito e fora composto por Antônio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes, seu líder. Durante o cortejo, o Grupo dos Oito, jovens estudantes, conduziram as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Colégio Júlio de Castilhos.

Aldacir Oliboni ainda relata que, durante esses 70 anos, vários tradicionalistas foram eleitos patrões do CTG. Porém, em 2012, pela primeira vez, uma mulher foi eleita patroa. Marcia Borges da Silva também foi reeleita em 2014. Em 2016, novamente uma mulher é eleita, Gleicimary Borges da Silva Albrecht, atual patroa. "Dentro das iniciativas do 35 CTG, destaca-se a criação do Festival Pioneiro da Tradição, de danças tradicionais gaúchas, que hoje faz parte do Calendário de Eventos de Porto Alegre. Festival criado para promover e fortalecer a arte tradicional gaúcha manifestada por meio das expressões coletivas”.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)