Ator Sirmar Antunes receberá o título de Cidadão Emérito
A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ator gaúcho Sirmar Antunes Corrêa. A homenagem, proposta pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), foi aprovada nesta quarta-feira (15/8) por unanimidade. Conhecido por sua destacada atuação como representante da comunidade negra no meio artístico, o porto-alegrense Sirmar Antunes integrou, em 1977, o elenco da peça O Evangelho Segundo Zebedeu, de Cezar Vieira, com direção de Luciano Alabarse. Atuou também em peças como Calabar, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, em Porto Alegre, vivendo o personagem Henrique Dias, e também no Espetáculo Afro-Latino, um musical sobre raízes negras no Rio Grande do Sul.
No teatro, foi dirigido em peças como O Elogio da Traição, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, e também em Jornada de um Imbecil até o Entendimento, de Plínio Marcos. Em 1987, Sirmar fundou o grupo de teatro dos Correios e Telégrafos e, em 1988, representou o Rio Grande do Sul no Seminário Nacional de Dramaturgia, que teve como proposta debater o espaço do negro na mídia e a violência policial contra a comunidade negra.
Sirmar também morou em São Paulo, onde trabalhou na TV Bandeirantes e na Casa Aberta Leide das Neves como voluntário, tornando-se arte-educador para jovens de menor renda, na área do teatro. No ano 2000, de volta a Porto Alegre, teve presença marcante em performances cênicas, como no Tributo a Oliveira da Silveira, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Sirmar participou como ator no espetáculo de dança Lanceiros Negros. A partir do retorno à Capital, o artista esteve presente em especiais de TV, curtas e longas metragens e também em espetáculos que, inclusive, renderam-lhe o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Recife, em 2001, pelo espetáculo teatral João Candido Vive.
Apesar do extenso currículo em atuações teatrais, a carreira do homenageado também foi marcada pelo cinema, participando de filmes como Domingo no Grenal, O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, Lua de Outubro, Concerto Campestre e Netto Perde Sua Alma.
Além da homenagem a Sirmar Antunes, a Câmara aprovou hoje outros três projetos de resolução para homenagear personalidades que se destacam em suas áreas de atuação:
COMENDA O vereador Nilo Santos (PTB) propôs a entrega da Comenda Porto do Sol a José Trindade, primeiro patrão e fundador do Centro de Tradições Gaúchas Descendência Farrapa. Trindade foi, junto com um grupo do CTG, o idealizador da Domingueira do Idoso, evento beneficente criado há 23 anos.
TROFÉU A concessão do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Trinta e Cinco Centro de Tradições Gaúchas foi sugerida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). O 35 CTG foi criado em 1948 por um grupo de amigos e tradicionalistas liderado por Paixão Côrtes.
TÍTULO Márcio Bins Ely (PDT) também propôs o título de Cidadão de Porto Alegre a Domingos Roberto Colpo. Nascido em Nova Araçá, anteriormente pertencente a Nova Prata, Colpo é membro do Conselho Superior da Faculdade do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC).
Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Ouça:
Sirmar Antunes será cidadão de Porto Alegre
Patrão de CTG receberá Comenda do Sol