Plenário

Proposto o nome de ex-municipário a rótula no bairro Hípica

Processo de votação do projeto que regulamenta os aplicativos de transporte tipo Uber. Na foto: Lider de governo vereador Reginaldo Pujol
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei que denomina Rótula Amaury Colares Osório o logradouro conhecido como Rótula Cinco Mil, Cento e Sessenta e Seis, localizado no bairro Hípica. O PL é de autoria do vereador do DEM, Reginaldo Pujol. Amaury Colares Osório é natural de São José do Norte e nasceu em 24 de agosto de 1922. Na adolescência mudou-se para a capital gaúcha, onde terminou os estudos e começou a trabalhar na Osório e Filho & Cia, permanecendo na empresa até iniciar a carreira de servidor municipal em setembro de 1952.

O primeiro cargo público ocupado por Amaury foi no extinto Departamento de Casa Popular, atualmente Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Ele se aposentou em 1979 e, mesmo estando aposentado, foi reincorporado ao serviço público municipal em 1982, ocupando as funções de diretor da Divisão Administrativa do Demhab e de subdiretor administrativo do Departamento em 1985. Nos dois anos seguintes foi assessor na Superintendência da Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan).

Segundo o vereador Pujol, Amaury é reconhecido em diversas comunidades de Porto Alegre por todo o serviço prestado à população durante a carreira de servidor municipal. “Em sua vida profissional, ele sempre foi modelo de uma verdadeira liderança comunitária”, destaca Pujol. Amaury faleceu em 19 de maio de 2016 e deixou dois filhos e cinco netos.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)