Plenário

Proposto o nome de Túlio Macedo para praça no Morro Santana

Movimentação de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
João Carlos Nedel (PP) é o proponente (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do legislativo nº 006/18, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Praça Túlio Macedo o logradouro público cadastrado conhecido como Praça Quatro Mil e Sessenta e Dois, localizado no Bairro Morro Santana.

Túlio Jairo Pires de Macedo nasceu em 26 de junho de 1936 em Tupanci, então subdistrito de São Sepé, na região central do Rio Grande do Sul. Torcedor do time do Grêmio, foi conselheiro e dirigente do clube, sendo presidente por seis meses na licença do então ocupante do cargo, Paulo Odone, para se candidatar a deputado estadual, em 2006.

Diz o vereador: “Entre idas e vindas, Túlio Macedo esteve presente nos momentos mais gloriosos e mais difíceis da história gremista. Estava lá quando o Grêmio foi campeão do mundo e quando foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro, em 1991. Sempre que o clube necessitava dos seus serviços, Túlio Macedo esteve presente, trabalhando de forma amorosa e incansável”.

Nedel ainda conta uma história que mostra a importância de Túlio para o clube: “Em 2007, o Grêmio passava por uma de suas maiores crises financeiras. O déficit era tão alto que colocava em risco até mesmo a funcionalidade do clube. Túlio não se intimidou. Embarcou para a Inglaterra e passou por um período de estudos no Chelsea, clube da capital Londres. De lá, trouxe ao Grêmio modelos de administração profissional que os ingleses tão bem faziam. A partir daquele momento, por meio de suas ideias, ajudou a reerguer financeiramente o clube”. Túlio Macedo morreu em 18 de dezembro de 2014, aos 78 anos, após uma doença repentina. Mas estava em plena atividade até seu falecimento.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)