Plenário

Proposto título de Cidadã à irmã Zélia Benvegnu

Irmã Zélia Benvegnu e vereador Mauro Pinheiro (PT), autor da proposta
Irmã Zélia Benvegnu e vereador Mauro Pinheiro (PT) (Foto: Leonardo Contursi)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de Lei nº 171/16, de autoria do vereador Mauro Pinheiro (Rede), que concede o título de Cidadã de Porto Alegre à irmã Zélia Maria Benvegnu. De origem italiana e natural de São Domingos do Sul (RS), a religiosa é formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi conselheira provincial da Província da Santíssima Trindade de Porto Alegre na área da assistência social e presidente da Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul (Acbergs). 

Atual diretora-presidente da Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), irmã Zélia completa 54 anos de vida religiosa em 2016. Conforme o projeto, “ela sempre lutou pela melhoria das condições de vida das centenas de crianças e de jovens que buscaram acolhimento na entidade”. “Nada a deteve: nenhum desafio ou obstáculo teve força suficiente para amedrontá-la. Confiando em Deus, enfrentou e vem enfrentando com altivez todas as dificuldades”, afirma o autor.

Ainda de acordo com o texto, a homenageada sempre objetiva a realização de um trabalho qualificado e efetivo. “Com a mesma força de vontade e a mesma garra de sempre, capta recursos, visita os mais diferentes espaços e, com seu sorriso aberto, sua sabedoria, seu carinho e sua amizade, cobra os melhores resultados de todos os seus colaboradores”, destaca. Por fim, ele afirma que a aprovação da proposta seria “um reconhecimento justo e devido à irmã Zélia, pelo trabalho que realiza junto à comunidade portoalegrense, pela sábia experiência da vida social e pela sua história de vida balizada pelos valores cristãos”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)