Plenário

Proposto título de Cidadão ao deputado Vieira da Cunha

Márcio Bins Ely Foto: Ederson Nunes
Márcio Bins Ely Foto: Ederson Nunes
Projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha entrou em período de discussão preliminar de pauta, na tarde desta quarta-feira (13/11), na Câmara Municipal. De autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), o projeto visa homenagear a trajetória de Vieira da Cunha, que, segundo o autor, dedica até hoje sua vida em prol da sociedade gaúcha e, em especial, a sociedade porto-alegrense, sempre contribuindo e idealizando políticas de avanço e justiça social.

Vieira da Cunha formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi eleito vereador de Porto Alegre em 1988. "Em sua atuação no Legislativo do Município de Porto Alegre, foi autor de importantes leis como o Código de Limpeza Urbana e a que criou e regulamentou os conselhos municipais, instrumentos de participação popular no governo", conta Bins Ely.
  
O ex-vereador elegeu-se, em 1994, deputado estadual e foi membro titular da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. No período de 1995 a 1996, conforme Bins Ely, presidiu a Comissão de Economia e Desenvolvimento, quando realizou intenso trabalho na luta pelas micro e pequenas empresas, defesa da Caixa Econômica Estadual e encaminhamento de questões importantes como as do setor calçadista, do carvão, da Lei de Concessões e da Habitação Popular. É deputado federal pelo PDT desde 2007.

Texto: Luciano Victorino (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)