Plenário

Propostos nomes para sete ruas no Parque do Rincão

João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes
João Carlos Nedel Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Os atuais logradouros públicos cadastrados como Rua 7.124, Rua 8.826, Rua 8.831, Rua 8.832, Rua 8.836, Rua 8.835 e Rua 8.834 do Loteamento Residencial Parque do Rincão – localizados no bairro Restinga, receberão novos nomes se aprovado o projeto de lei 069/15, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que tramita na Câmara. Em breve, os locais devem passar a se chamar, respectivamente: Rua Coronel Dastro Dutra, Rua Clóvis Stenzel, Rua Adalíbio Klein, Rua Fernando Veronezi, Rua Olímpio Tabajara, Rua Solon Vieira Marques e Rua Simeão Meira.

Todos os homenageados são antigos moradores da Capital que, conforme Nedel, contribuíram
de alguma forma para a melhoria da cidade.

Dastro de Moraes Dutra, nascido em 1914 e falecido em 2010, foi militar, atuou na Igreja Católica e ocupou cargos de gerência na administração pública. Ele ingressou na Brigada Militar ainda jovem, com menos de 16 anos, e galgou todas as posições na carreira da corporação, tendo participado, inclusive, da Revolução Constitucionalista de 1932. Nos anos 1960, Dastro esteve à frente do da antiga Divisão de Limpeza Pública (DLP), o equivalente ao atual Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), onde realizou uma gestão cuja marca foi a limpeza da cidade.

Clóvis Stenzel foi psicólogo, professor universitário, liderança política e fundador da Aliança Renovadora Nacional (Arena) do Rio Grande do Sul, tendo integrado o diretório estadual da sigla. Pela extinta Arena, Stenzel foi  também deputado federal entre 1967 e 1975. Falecido em julho de 2014, aos 90 anos, teve sua trajetória marcada pela criação de programas de caráter educativo na TV Piratini e TV Gaúcha, atual RBS TV.

Adalíbio Klein nasceu em Montenegro, em 1912, e teve uma vida ligada ao empreendedorismo. Aos 13 anos, já carreteava com mulas, transportando produtos coloniais para a Estação Férrea de São Salvador, atual Salvador do Sul. Ao longo das décadas, ele teve diferentes sócios e negócios, destacando-se sobretudo no comércio atacadista. Morreu em 15 de junho de 2004, com 91 anos.

José Fernando Limeira Veronezi nasceu em Porto Alegre em 1935. A partir da década de 1950, ele passou a ser conhecido por seu trabalho no rádio gaúcho, tendo passado por emissoras como Farroupilha e Guaíba, onde permaneceu por meio século. Foi ele o criador do padrão de veiculação em que duas músicas são executadas em sequência, que se tornou referência entre profissionais da área. Seu programa mais famoso foi o "Noturno Guaíba", que começou a ser veiculado em julho de 1985, no qual apresentava músicas da velha guarda brasileira, além de tangos e boleros.

Simeão de Carvalho Meira nasceu em fevereiro de 1920 e faleceu em 1994. Já nas décadas de 1950 e 1960, atuou como publicitário em sua Happner Propaganda e como jornalista e relações públicas no Jornal do Dia, publicando matérias e editoriais e fazendo a cobertura de eventos sociais.

Solon Vieira Marques graduou-se em Farmácia e Bioquímica em 1946 e atuou ativamente
na área, tendo sido por duas vezes presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos-Químicos do Rio Grande do Sul.

Olímpio Cavalcante de Albuquerque Tabajara nasceu em 1925, graduou-se em Economia pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1958 e foi outra liderança
ativa da Arena. Ele ocupou secretarias nos governos Ildo Meneghetti e Amaral de Souza.
Durante toda a sua carreira profissional, Olímpio nunca deixou de lado o grande projeto da sua vida:  a ligação das bacias hidrográficas dos rios Ibicuí e Jacuí.

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)